5º ABRAÇANDO O PARANÁ
1º e 2º Dia = 17 e 18.07.15 = Curitiba ► Guaratuba ► Matinhos ► Paranaguá ► Palmeira
Saímos de Curitiba com tempo nublado mas sem chuva, apesar da previsão de 43 mm. Cruzar o Ferry-Boat da Baia de Guaratuba sempre é uma sensação agradável.
Chegamos em Guaratuba e nos hospedamos na Colônia de Férias Dos Fiscais do Paraná. Mas nem bem começou o "engordando no Paraná" já fomos para uma Panificadora fazer um lanchinho básico enquanto outros preferiram uma cervejinha na beira da praia.
A noite fomos na Loja Dom Pedro II onde nosso anfitrião Gilson Soares nos esperava com o Salão de Festas da Loja ornamentado e a janta sendo preparada.
Subimos para conhecer o novo Templo da Loja Dom Pedro II que ficou muito bonito e onde tivemos a oportunidade de fazer uma oração ao Grande Arquiteto do Universo para que nos proteja nesta viagem, que começa amanhã, por todo o Paraná.
Iniciou-se com a solenidade de posse do novo Coordenador da Facção Litoral do PR, Irmão Roberto Stelmacki Junior que já está agitando seus integrantes com calendário de atividades.
Momento seguinte a fundação da Facção Guaratuba - PR cuja ata foi lida e assinada pelos seus integrantes, que elegeram Gilson Soares como Coordenador e Tadeu Trajano como Coordenador Adjunto. Assinaram a ata também o Coordenador do Abraçando o Paraná Irmão Maçaneiro, o Coordenador do Paraná Irmão Marquinhos e o Presidente do Moto Clube Bodes do Asfalto Irmão Edson Sobrinho.
Na seqüência o Irmão Erbt Afonso, após contar como conheceu e casou com a Cunhada Sara, fez a homenagem que o Moto Clube Bodes do Asfalto presta ao Irmão/Amigo Renê Crepaldi, falecido em 06.02.2014, o eterno "Mister Magoo".
Veja o vídeo da homenagem aqui: https://youtu.be/yQY-BoONtt8
Em seguida foi servida a janta e a conversa fluiu alegremente entre os que se reencontraram e aqueles que estão se conhecendo hoje.
Manhã agradável. Marcamos saída para as 08:30 hs mas as 07:40 h já tinha muitos arrumando as malas nas motos com pressa de pegar estrada.
Seguimos até o Ferry Boat e no outro lado estava a Guarda Municipal e alguns Irmãos de Matinhos a nossa espera. Circulamos pela Avenida Atlântica de Caiobá (veja o vídeo https://youtu.be/ug0H7tGnZAE ) e chegamos até a Loja de Tintas Riviera de nosso Irmão Valmor Trentin, Venerável Mestre da Loja Farol de Alexandria onde nos serviram um extraordinário Café da Manhã.
Nosso Presidente Edinho não sabia o que comer primeiro . . . .rs
Conhecemos o Templo da Loja que foi construído pelos Irmãos em 60 dias viabilizando o início dos trabalhos Maçônicos em tempo Record.
Seguimos viagem até Paranaguá onde muitos Irmãos e Cunhadas nos aguardavam no Templo (em construção) da Loja Fraternidade e Paz com um almoço com tainha assada, tainha recheada mas tainha . . ..rs com muitos acompanhamentos.
Os Irmãos Ozéias (Venerável) e Folha (Anfitrião do MCBDA) fizeram as honras da casa dizendo que éramos o primeiro grupo de pessoas, fora da Loja, para quem eles preparavam um ágape naquele novo espaço.
Pegamos a estrada novamente e a temperatura mudou bruscamente entre Paranaguá e a Serra do Mar que estava com neblina. Mas foi só avistar Curitiba que o tempo clareou novamente, por incrível que pareça. . . .rs.
Circulamos Curitiba pelo Contorno Leste que registrou 45 km só nesse pedaço. Mas foi interessante ver Curitiba, por fora, já que não é costume nosso circular nessa região. Pegamos a BR 277 e após subir a Serra de São Luiz do Purunã fizemos uma paradinha estratégica e logo em seguida estávamos em Palmeira, nosso destino final deste primeiro dia de viagem.
Embora nenhum Bode do Asfalto, nem motociclista tenha vindo nos receber, fomos jantar no Restaurante do Queijinho onde nos divertimos muito, muito mesmo. Somaram-se ao bonde os Irmãos Edson Flessak de Francisco Beltrão e Herus Pontes de Pato Branco.
Esse foi nosso trajeto hoje.