4º ABRAÇANDO O PARANÁ
Na noite de sexta-feira (12.07.13) reunimos as pessoas que iam fazer a viagem do 4º Abraçando o Paraná, a partir do dia seguinte, para discutir e combinar detalhes da viagem. O local escolhido foi o Restaurante Palmier de nosso Irmão e Bode do Asfalto (que irá viajar conosco).
13 e 14.07.13 = 1º e 2º Dia
Curitiba - Fazenda Rio Grande - Rio Negro - União da Vitória - Palmas - Abelardo Luz - Pato Branco - Francisco Beltrão
Conforme programado, chegamos na Fazenda Rio Grande, no Café Saint Germainn de nosso irmão motociclista André e esposa Michela, que nos ofereceram um delicioso Café da Manhã. Estávamos presentes em 70 pessoas entre motociclistas e simpatizantes. Muitas pessoas da cidade ficavam observando aquelas 60 motos possantes, com seus alforges carregados e seus pilotos alegres e felizes pela jornada que estavam iniciando.
Dia lindo, com um friozinho apropriado para as roupas de proteção que vestíamos.
Decidimos arrecadar contribuições expontâneas dos presentes para que fosse feita uma doação a alguma pessoa carente da cidade. Arrecadamos R$ 592,00 reais que foram entregues às Lojas Maçônicas Cavaleiros do Iguassu (com 2 ss) e Fazenda Rio Grande para que identifiquem a pessoa necessitada.
A Guarda Municipal orientou o trânsito em nossa saída facilitando, e dando segurança, para que todas aquelas motos pudesse pegar a rodovia BR 116 em direção a Rio Negro.
Chegando em Rio Negro fomos levados pelo Irmão Rivanil para conhecer o maior Presépio de Palha do mundo, com mais de 1.700 pessas feitas, a mão, pelo pai da Patrícia (esposa do Rivanil).
Também visitamos uma belíssima capela toda decorada, com mais de 90 anos, que fica junto ao prédio da Prefeitura Municipal que já foi um Convento no início do século passado.
Em seguida fomos almoçar na Costelaria Touro Negro de nosso Irmão, e Bode do Asfalto, Mario Henning. Lotamos o restaurante e registramos nossa passagem adesivando o local com a logomarca do 4º Abraçando o Paraná. Foram contadas 65 motos no local.
Veja um pequeno filme das motos estacionadas: http://www.youtube.com/watch?v=eqYWdnNOcrc&feature=share&list=UUSB0nYpdiESzYC1A80R5t-w
Após abastecer as motos alguns integrantes do Moto Clube Bodes do Asfalto retornaram para Curitiba enquanto 43 motos e 2 carros seguiram viagem para União da Vitória onde chegamos as 16:30 hs com uma parada na fábrica do famoso Steinhaeger (vide: http://pt.wikipedia.org/wiki/Steinh%C3%A4ger ). Vários Bodes do Asfalto de Palmas vieram ao nosso encontro em União da Vitória e amanha seguiremos juntos.
Depois um passeio pela cidade, fotos na praça, hospedagem, descanso . . . e lá fomos nós jantar na Loja União 3º Luz e Trabalho onde, após breves discursos, os Irmãos prepararam o tal de Xixo ( Vide A QU I ).
E assim terminou, com muita alegria, o primeiro dia de viagem do 4º Abraçando o Paraná, com esse trajeto, de pouco mais de 250 km percorridos.
Levantamos, com um pouquinho de frio e tempo nublado mas o calor humano, proporcionado pela alegria de um novo dia, não nos atrapalhou. Nos despedimos dos Irmãos de União da Vitória e rumamos para Palmas ( 140 Km ) na companhia dos Bodes do Asfalto que já estavam conosco na noite anterior e posaram em União da Vitória.
Um pequeno filme da formação do bonde para sair de União da Vitória: http://www.youtube.com/watch?v=vfKTd_HsL44
Veja que bonito ficou este pequeno filme das motos passando pela "Ponte dos Arcos" sobre o Rio Iguaçu e que é muito antiga: http://youtu.be/GubBtfnd3QQ
No meio do caminho paramos na Usina Aeólica do nosso Irmão Abdala. Foi a primeira vez que eu, e muitos outros, chegamos até o pé desses imensos "cataventos" geradores de energia.
Veja este vídeo: www.youtube.com/watch?v=tqgpyiNunEU
Em palmas fizemos um passeio pela cidade, tiramos fotos na praça e fomos filmados pela imprensa local durante todo o percurso.
Chegando no Salão de Festas Loja Maçônica, uma bela faixa dava as boas vindas aos Bodes do Asfalto. Em seguida procedeu-se a cerimônia de fundação da Facção PALMAS - PR do Moto Clube Bodes do Asfalto, com a assinatura de todos os presentes na Ata de Fundação. Estavam presentes Irmãos de Pato Branco e Francisco Beltrão que vieram em grande numero prestigiar a fundação da Facção vizinha.
Falaram, na oportunidade, os Irmãos Alamino - Coord. do Paraná, Maçaneiro - Coord. do Abraçando o Paraná, Eloir Rafael - Coordenador da Facção e Luiz Cadore - Coordenador Adjunto eleito.
Na sequência o bonde rumou para Abelardo Luz - SC, para confraternizar com os Bodes do Asfalto do Estado que faz divisa com o Paraná. Ao passearmos pela cidade pegamos alguns pingos de chuva, suficientes apenas para lembrarmos que a vida não é feita só, e sempre, de sol. Como a maioria não conhecia as "Cachoeiras do Rio Chapecó" maravilharam-se com a belíssima vista das quedas d'água.
Alguns mais dispostos caminharam um pouquinho e foram ver de perto a beleza do local e sentir a "força da água" e o barulho que faz ao precipitar-se daquela altura e contornar as imensas pedras do local.
O almoço foi servido para 80 pessoas presentes, lotando o salão do Hotel Quedas.
Chegou a hora de partirmos para Pato Branco, acompanhados da comitiva que foi ao nosso encontro. Chegando na cidade fomos direto para a Igreja Matriz, ponto de registro fotográfico em todas as viagens que temos passado por Pato Branco.
Em seguida fomos até o belo Templo da Loja Maçônica que reúne 5 Lojas da cidade para conhecê-lo.
O Coordenador da Facção Pato Branco - Max Recuero anunciou os Irmãos Herus Pontes como Coordenador, Rubens Camargo (Capitão) como Adjunto e Bruno Cesar como Secretário da Facção para o exercício 2013/2014 oque foi aprovado e aplaudido por todos. Fizeram uso da palavra os Irmãos Alamino - Coord. do Paraná, Maçaneiro - Coord. do Abraçando o Paraná, Max Recuero - Coord. até esta data e Herus Pontes - Coordenador eleito.
Agora rumamos para Francisco Beltrão na companhia dos Irmãos beltronenses. Após uma voltinha de reconhecimento pelo centro da cidade já nos hospedamos no Hotel onde já estivemos no 2º Abraçando o Paraná. Já fomos avisados que as 19:30 hs era para estarmos no restaurante do próprio hotel que foi "arrendado" pelos Bodes para que o Irmão Polanski e Cunhada Jussara preparassem uma deliciosa janta para todos.
O Coordenador Beal aproveitou o momento para passar o Banner da Facção para o Coordenador eleito, Irmão Edson Flessak.
Assim, com 700 km rodados, vivenciamos momentos de muito prazer e alegria, na companhia de inúmeros Irmãos, Cunhadas, Sobrinho(a)s e Amigos nestas 7 cidades visitadas.
Fica a certeza de que "A VIDA É BELA"