HISTÓRIA

História da fundação do MCBDA.

Saudações Ir.'. Edson

 Bem, não me lembro mais da data certa, mas, na Lista Atalaia , grupo Maçônico na Internet, o papo rolava sobre vários assuntos e um belo dia, algum Irmão enviou uma mensagem sobre motocicleta, Fizemos então, algumas trocas de mensagens na lista Atalaia, quando o moderador, o Mano Edson Fernando  deu-nos a idéia de abrir uma lista só para motos com o nome Bodes do Asfalto,  seria um Moto Clube virtual com Irmãos do Brasil todo.

 Deu a idéia, abriu a lista e em pouco tempo já éramos vários discutindo sobre o assunto e trocando experiências de viagens.

 Logo a seguir escolhemos um logotipo e abrimos o site que a princípio tinha o endereço http://www.geocities.com/bodesdoasfalto e mais tarde http://www.bodesdoasfalto.com.br

 De repente (não tão de repente) já tínhamos grupos em vários pontos do Brasil reunindo-se não mais virtualmente; mas, agora ao vivo e à cores.

 Só tenho a comentar que grandes grupos; grandes fraternidades começam dessa forma: com uma grande idéia.

O Mano Edson Fernando Sobrinho teve essa grande idéia, colocou-a em prática e o resultado foi um sucesso.

 Um abraço de um Irmão da Estrada

 Vicente Soares

Guarujá / SP  

 


 

 

UMA PEQUENA HISTÓRIA

Moto Clube BODES DO ASFALTO  

Fundado em: 01 de agosto de 2003 em Feira de Santana - Bahia

Coordenação Nacional: Edson Fernando S Sobrinho

 

A Idéia inicial de moto clube era para ser “virtual”, mas porque virtual?.

Seria e como foi inicialmente planejado para apoiar Irmãos Maçons Motociclistas que fossem viajar e no percurso se necessitassem de alguma ajuda e eles não conhecessem ninguém, nem mesmo os Irmãos de nossa ordem nessa cidade. Dentro dessa filosofia o nosso “Moto Clube Virtual” conseguiria aproximar através da fraternidade o irmão motociclista com os demais irmãos das cidades as quais ele passaria. Imagino eu que nessa época não tínhamos a dimensão que esse pequeno gesto, iria se transformar em uma grande organização.

 

De 01/08/2003 até o surgimento da nossa Lista de discussões em 24/10/2003, os contatos eram feitos através da lista Maçônica Atalaia, que é fórum de discussão de assuntos maçônicos.

 

Com a criação de uma lista exclusiva só de maçons motociclistas, o movimento começou a tomar força, vigor e beleza, e que é reforçada com uma pequena história que lhes vou contar.

 

Eu me cadastrei na lista em 21/12/2003, com dois objetivos: Primeiramente para acompanhar o movimento maçom motociclistico no Brasil e também para poder dar suporte “Virtual”  ao Édison, meu triplamente irmão de sangue, de maçonaria e de motociclismo, a sua aventura solitária que faria até Fortaleza, pois seriam aproximadamente 10.000 km de estradas em 20 dias.

 

Vale lembra que quando me inscrevi na lista éramos tímidos e decididos 18 associados, e que com o passar do tempo e com o crescimento do movimento passamos atualmente (06/04/06) para 364 associados.

.

A viagem do Édison de Campinas-Fortaleza-Campinas foi acompanhada de 26/12/03 à 14/01/04 com reportes diários nessa lista e com apoio de Maçons de todo o Brasil, relatos esses que ele mesmo poderá oportunamente fazê-los. Confesso que fiquei maravilhado com o apoio, dedicação e compromissos recebidos desses solitários e fortes 18 associados. Foi nesse momento que eu tive a certeza que o nosso Moto Clube seria muito forte e fraterno e que se diferenciaria no movimento para-maçônico..

 

No meu entendimento, esse foi o nosso primeiro grande desafio de articulação a nível nacional, sempre tendo como maestro e regente o nosso querido, valoroso e sonhador o Irmão Edson Sobrinho que deu total apoio e sustentação durante toda essa viagem.

 

Fatos Pitorescos

Primeiro - foi o de que quando o meu Irmão Édison passou por Feira de Santana e deveria conhecer o Irmão Edson Sobrinho, apesar do empenho dos dois, acabaram-se desencontrando e não se conhecendo pessoalmente, pois a viagem estava totalmente planejada e roteirizada.

 

Segundo – aconteceu em 07/01/04, quando anunciei para todo o Brasil (18 Irmãos) que o Irmão Édison passaria por Recife e se encontraria na Barraca Warrior do Irmão Túlio. A partir desse fato, a barraca da Warrior ficou conhecida pelos Bodes e sendo um ponto oficial de encontro dos Bodes do Asfalto em qualquer evento no Brasil.

 

Terceiro - Como sabemos que nessa vida nada é por acaso, em nossa recém lista criada na mensagem de número 13 (25/10/03) o nosso irmão Vicente Soares de Guarujá-SP anuncia na lista pela primeira vez o link de um Moto Clube do Brasil, o qual futuramente seria o nosso padrinho junto a “Federação dos Motoclubes do Estado de São Paulo”, esse Moto Clube é o MC Motors Vivos.

 

Facção Campinas

A Facção Campinas foi fundada em 24/04/2004 com a participação de 9 irmãos e é considerada a primeira Facção dos Bodes do Asfalto no Brasil, tendo como coordenador fundador o Irmão Eduardo Martins Pereira.

 

Curiosidades

06 de Abril de 2006

 

Regiões

5

 

Estados

14

 

Distrito Federal

1

 

Cidades

118

 

Participantes

364

 

 

 

 

Principais Estados

bodes

Cidades

SP

110

32

RS

61

18

SC

44

16

 

 

 

Principais Cidades

bodes

 

Curitiba

28

 

São Paulo

20

 

Campinas

17

 

Florianópolis

15

 

 

 

Alguns pontos importantes

O que o nosso Moto Clube não é:

Extensão de Loja.

Não segue a hierarquia da maçonaria..

Não segue o rigor de uma Loja.

Não é local para discussão de assuntos de Lojas.

           

Então o que somos:

Somos um canal de comunicação entre os maçons x maçons motociclistas x motociclistas em geral.

Somos cidadãos de comportamento social exemplar e de bons costumes.

Somos cidadãos que preservamos os ensinamentos maçônicos.

Somos Irmãos na Ordem e no Motociclismo.

 

 

Preservamos.......... a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade. .........................  e a Motocicleta

 

Eduardo Martins Pereira

Facção Campinas/SP.