4º ABRAÇANDO O PARANÁ

21.07.13 = 9º Dia e Encerramento

Jaguariaíva - Castro - Ponta Grossa - Curitiba

Esta turma veio de Curitiba, já no dia anterior, ao nosso encontro em Jaguariaíva para nos acompanhar no último dia de viagem.

O dia amanheceu molhado e com neblina. Circulamos por uma parte da cidade de Jaguariaíva, tirando foto na frente das Indústrias Matarazzo que representou boa parte da economia paranaense em décadas passadas.

Reportagem prévia em Castro-PR: http://www.castro.pr.gov.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=1579:castro-esta-no-roteiro-do-4o-abracando-o-parana&catid=20:secretaria-municipal-de-industria-comercio-e-turi&Itemid=36

Chegando em Castro fomos recebidos, e escoltados pela Polícia Militar, numa visita à cidade. Chegando na Loja Fraternidade Castrense foi-nos servido um belo Café da Manhã com a presença de Secretários do Município que falaram sobre a cidade que nos acolhia.

Em seguida fomos até a Castrolanda, uma Cooperativa Agroindustrial de muita influência na economia da cidade e do Paraná, para tirar belas fotos em frente ao Moinho.

Caros Manos,

Nesta data passaram por Castro os Bodes do Bonde 4° Abraçando o Paraná, foi um prazer receber os Irmãos, cunhadas e amigos nesta oportunidade, somente me entristece a sensação de partida e a não oportunidade de ter ficado mais tempo próximo de todos.

Quem sabe na próxima estarei junto em todo o trajeto e, se não possível, estarei em pé e à ordem para bem atendê-los.

A foto que segue é um Moinho funcional e em tamanho original, situado no município de Castro, foi construído em homenagem a colonização holandesa, cabe salientar que na visita, foram recebidos na Loja Fraternidade Castrense, a qual opera a 136 anos, pelo Venerável Romilton e outros irmãos, Secretário de Indústria, Comércio e Turismo Rodrigo, que é nosso sobrinho, e pelo Vice Prefeito Marcos Vortolini.

No café disponibilizado aos presentes, foi servido o Bolo Bola, este que representa a culinária Castrense.

Moreira Só - Castro - PR

Seguimos viagem e chegamos na cidade de Ponta Grossa onde estava programado o encerramento do projeto "4º Abraçando o Paraná".

Ao chegarmos lá encontramos muitos, muitos Bodes do Asfalto de Ponta Grossa, Curitiba e outras cidades da região que também vieram para participar desse encerramento.

Vídeo do momento da foto oficial em Ponta Grossa: http://www.youtube.com/watch?v=l2dO-6xvZ64&feature

Fomos escoltados pela Guarda Municipal por todo o centro de Ponta Grossa até chegarmos a Praça de Eventos e dali até a Chácara do Irmão "Zé da Ripa" onde algumas "Costelas Fogo de Chão" estavam sendo assadas desde cedo para que todos pudessem saboreá-las.

Veja este momento em Ponta Grossa: http://youtu.be/5mL7sAY6QeM

E mais este:  http://youtu.be/ISs8gRENI-k

Antes do almoço fizemos o encerramento da viagem com o depoimento de cada um dos "Abraçadores do Paraná". Alguns se emocionaram outros não acreditavam que chegariam até o fim, afinal, foram 9 dias de viagem, 3.000 km, passando por 33 cidades.

Reportagem em Ponta Grossa:  http://jmnews.com.br/noticias/mix/12,36158,20,07,abracando-o-parana-chega-a-ponta-grossa-no-domingo.shtml

Vídeo feito pelo Irmão Flessak: http://www.youtube.com/watch?v=JX8afp0o1Xo

Boa noite meus irmãos, é com grande alegria que falo sobre minha experiência no Abraçando Paraná, eu e o mano Spadão saímos dia 12/07/2013 de Arapongas rumo a Curitiba, onde num jantar pudemos conhecer alguns dos irmãos que participaram do projeto. Permanecemos com o grupo até sábado dia 20/07/2013 até Ribeirão Claro/ Ourinhos. Os meus propósitos foram cumpridos, conhecer ao máximo os irmãos que participariam do projeto e das cidades por onde passássemos. Na verdade muito mais do que isso conheci muitas pessoas maravilhosas que espero dividir novamente as estradas em qualquer projeto. Finalizo dizendo que ao passarem por Arapongas/ Rolândia estaremos em pé e a ordem para recebê-los no que precisarem, me coloco a disposição- Espero revê-los em breve no EBAR e no EBAN, TFMA Alexandre Lanfranchi.

Retornando de viagem após 09 dias nas estradas viajando de moto juntamente com meu marido Erbt Afonso, por este meu Paraná com suas belas estradas e a natureza tão perfeita aonde pude observar os campos com várias plantações,belas araucárias imponentes,rios,pessoas nos acenando crianças correndo ao ver as motos passarem,literalmente uma festa nas cidades e estradas ...tantas pessoas que conheci e que compartilhei alguns momentos maravilhosos...foram quatro estados que visitamos Pr - SC- MS e SP e tantas cidades que passamos é um verdadeiro retiro espiritual pensamentos que vem e vão ,fazer esta viagem 4º ABRAÇANDO O PARANÁ com Bodes do Asfalto e que o nosso bom Deus nos protegeu e nos guiou nestas estradas. Obrigada aos nobres amigos cunhados e cunhadas sobrinhos que nos proporcionaram dias de muitas emoções e agora fica a saudade e as lembranças para o próximo Abraçando o Paraná...Obrigado Deus por tudo que vivi.

Sara Carvalho (Erbt)

Bom dia meus Iir:. e Cunhadas ...

(especialmente aqueles que participaram do 4º Abraçando o Paraná na Integra ou Parcialmente) ...

Segue meu Depoimento:

Chegamos a Curitiba na sexta dia 12 para jantar no restaurante Palmier do Ir:. Gabardo, na seqüência nos deslocamos a Faz. Rio Grande onde pernoitamos, na manhã do dia 13 na frente do Café San German uma verdadeira invasão de motocicletas, e quase 80 motos se deslocaram até Rio Negro onde fizemos uma maravilhosa visita à Prefeitura e vimos a obra fantástica dos presépios de palha (feitos com muitíssimo carinho pelo pai da nossa querida cunhada Patrícia, esposa do nosso mano "Rivotril") ... almoçamos e partimos para União da Vitória / Porto União ...

e gente ... imaginem se eu continuasse descrevendo com minúcias os 9 dias incríveis que passamos juntos no 4º Abraçando o Paraná ... rs ... dava um livro ... rs ... um Best Seller ...

Gostaria de reafirmar que é uma experiência incrível e maravilhosa fazer o Abraçando o Paraná e que todos os Bodes do Asfalto precisam se organizar pra realizar esse evento, pois tudo de bom que falarmos, ainda será pouco pra expressar o quão bom é, de fato, viajar entre irmãos e cunhadas por 9 inesquecíveis dias ...

obrigado ao nosso GADU pela nossa viagem em segurança e com suas bênçãos ...

obrigado a todos os irmãos e cunhadas pelo carinho sempre constante e pela verdadeira União em toda a viagem ...

obrigado aos nossos anjos da guarda, Paulo Gaida, Gabardo, Marne e Lique ... pois em todos os momentos estiveram cuidando de nós e também nos apoiando quando das ocorrências de eventuais necessidades ...

obrigado mano Maçaneiro pela sempre constante iniciativa e organização ...

garanto que aprendemos a amar ainda mais todos vocês ...

e ... todos que conosco estiveram são pessoas abençoadas e que têm Deus no coração !!!

Espero poder estar junto com os irmãos e cunhadas no 5º Abraçando o Paraná !!!

(e que ele possa acontecer em 2014 -  e que o mano Maçaneiro se esmere pra organizar esse evento junto com a Copa do Mundo - não queremos esperar até 2015 - rs) ...

obrigado também pelo carinho de todos os irmãos e cunhadas que nos receberam nas cidades por onde passamos ... vcs foram realmente incríveis ... e já estamos com saudades ...

e ainda, realmente confirmamos na prática a segunda denominação oficial desse evento, "Engordando o Paraná" ... pois ... como comemos ... e como comemos bem ... cada dia um cardápio diferenciado ... show !!!

enfim, não citaremos mais nomes, mas todos, todos mesmo, que conosco estiveram tem lugar cativo em nosso coração ...

estamos nesse sentido à disposição dos irmãos e cunhadas ...

nossa empresa e nossa casa estão sempre de portas abertas !!!

TFMA

ROBERTO STELMACKI JUNIOR :.

Ponta Grossa e Paranaguá-PR

Bom dia queridos Cunhados e Cunhadas...

O que dizer de 10 dias MARAVILHOSOS?

Primeiramente agradecer a Deus, nosso Grande Arquiteto do Universo, por nos possibilitar vivenciar essa aventura, a ainda depois de mais de 3000 Km, possibilitar nesse momento relatar o quão prazeroso foi essa viagem...

Devo mais uma vez agradecer ao meu Esposo, por ser um “Homem livre e de bons costumes” permitindo assim que façamos parte dessa Família iluminada, a Maçonaria, e conseqüentemente o “Bodes do Asfalto”...

Agradecer também ao idealizador desse evento... Cunhado Maçaneiro... que um dia teve a brilhante idéia de criar esse passeio tão fantástico pelas belas paisagens de nosso Estado. Parabéns Maçaneiro pela perfeita organização de tudo (hotéis, refeições, paradas)... tudo perfeito!

Devo carinhosamente lembrar de nossos “anjos”... Marne, Gaida, Lique e Gabardo, que tão prudentemente cuidaram de nós por todo o trajeto, olharam por nós durante 10 dias... mesmo com motocicletas velozes estiveram atrás do bonde o tempo todo conduzindo com segurança nosso trajeto...

Vale um público agradecimento ao Cunhado Roselano de Cascavel... onde tivemos um imprevisto com nossa moto, o mesmo esteve ali durante horas, inclusive deixando de almoçar para nos servir, para junto solucionar o problema e fazer com que conseguíssemos continuar o nosso passeio.

Não poderia deixar de agradecer a companhia maravilhosa de minhas companheiras fiéis e guerreiras, Patrícia e Sara, que elegantemente fizeram todo o trajeto comigo... três vitoriosas, melhor perfeição não podia ser... três mulheres!

Quanto a viagem.... um verdadeiro prazer ... prazer em poder desfrutar de belas paisagens, de dias maravilhosos de sol e calor... e principalmente de calor humano, pois em cada lugar que chegávamos tínhamos uma carinhosa recepção, em cada cidade que passamos fomos excepcionalmente bem recebidos, seria injusto de minha parte citar algumas nesse momento... pois cada uma, dentro de suas possibilidades, nitidamente fez o seu melhor para que nos sentíssemos melhor e mais felizes... Parabéns a todas as Cidades... Perfeito! Digno de três EBAs, rs!

Viajar na garupa de uma motocicleta é não somente apreciar a natureza, mas sim fazer parte dela... sentir seu cheiro e sensações!

Sei que falo demais, como diz o grupo... rs... “oradora oficial”... rs, mas quando falamos do que gostamos, quando falamos do que amamos, os sentimentos afloram através das palavras!

Nesses dias criamos laços fraternos de Família... uma verdadeira e deliciosa harmonia.

Termino dizendo que: quem nunca fez o “Abraçando o Paraná”... FAÇA... pois é uma experiência INESQUECÍVEL! E verdadeiramente posso dizer que me Orgulho em ser uma “Cabrita do Asfalto”!!!

Carinhoso Abraço...

Cunhada Rossany Zappe Stelmacki

Queremos agradecer aos Irmãos que nos acolheram (eu e a esposa), a partir de Maringá até o final na cidade de Ponta Grossa.
Foram três dias maravilhosos, onde pudemos conhecer novos irmãos e amigos do Paraná já que somos de Presidente Epitácio - SP, facção Oeste Paulista. Nem a chuva atrapalhou a nossa viagem, que transcorreu de maneira muito segura, proporcionada pelo irmão guia como do irmão chamado ferrolho, nosso anjo da guarda o Marne que não deixou que nenhum irmão se perdesse.
Quero agradecer aos Irmãos Maçaneiro e Alamino e aos demais irmãos que conosco estiveram nos três dias que estivemos juntos, sem deixar de mencionar as cunhadas que com muita disposição e alegria abrilhantaram nosso bonde.
José Carlos e Eunice
Presidente Epitácio - SP

Meus Irr.'.
quero manifestar a minha Alegria de participar do 4o. Abraçando o Paraná, agradeço a todos os Irr.'. que pacientemente percorreram todos os dias da Viagem, com grande maestria e igualdade.

Não vou citar nomes, agradeço a todos, mas especialmente ao Mano Maçaneiro por ser o idealizador deste Evento Fantástico.

Não restam dúvidas que o melhor da vida é estar entre Irr.'. e cunhadas, amigos antigos e novos amigos, por este motivo recomendo a todos que lêem este, que se preparem para participar do próximo Abraçando, é Maravilhoso.

Quando viajamos nosso objetivo é conhecer novos lugares, novas pessoas, fazer amizades, não tenho a menor dúvida de que este evento cumpriu em todos os sentidos este objetivo.

Abraços a todos e Muito Obrigado.

Paulo GAIDA

Manos

Assentada a poeira da viagem, posso dedicar alguns minutos para descrever o que vi, ouvi, senti e vivi nesses 9 dias convivendo, conhecendo e abraçando irmãos pelo Paraná

Sai de Fco Beltrão ainda na sexta dia 12 junto com o Lique, o Beal e o Schutz (amigo que nos acompanhou até a passagem por Beltrão) e fomos pernoitar em Fazenda Rio Grande para acompanhar o bonde desde a largada oficial.

Dai para frente a cada km rodado era um cenário diferente mesmo num ambiente já conhecido.

Já participei de vários bondes mas esse tinha uma característica diferente.

Primeiro porque o projeto é especial por nos dar a oportunidade de andar de moto e confraternizar com novos irmãos e amigos nas diversas cidades que passamos.

Segundo porque pela característica do grupo, a meditação durante a "solidão" dentro do capacete nos permite fazer uma retrospectiva das nossas decisões passadas que decidiram nosso presente, ao mesmo tempo que projetamos nosso futuro. Família, trabalho, amigos, todos fazem parte do pensamento durante o trajeto, mas nunca se descuidando do transito e principalmente das estradas (essas sim nos fazem pensar 2x antes de iniciar uma viagem).

Os dias vão passando e os Km se somando, e as novidades vão criando confusão cronológica devido ao volume de informações que temos que processar.

A experiência é impar e só quem participa pode entender a expressão de satisfação de estar junto no bonde.

Na terceira edição pude participar de um pequeno trecho junto com o bonde e pensava que poder participar dessa quarta edição seria somente a sensação de andar em bonde por mais tempo.

Grande engano.

Estar junto por 9 dias com pessoas que compartilham dos mesmos ideais, mesmo com as mais diversas diferenças entre cada participante, é um aprendizado impar, impossível de descrever e só quem tem a oportunidade de participar pode entender o que sentimos durante todo o trajeto.

A amizade que nasceu nessa viagem ficará marcada em todos de forma especial.

Mesmo com os  que convivemos durante o trajeto, foi criado uma afinidade que será sentida por muito tempo.

O cansaço de final de dia eram recompensados pelo carinho das recepções em cada cidade visitada e pela felicidade de quem fazia tudo para nos agradar como se nós fosse autoridades apenas por estar andando de moto.

O MCBDA conseguiu deixar a mensagem de "paz no transito" por onde passou.

Agradeço a oportunidade de conviver com esses 23 que fizeram todo o trajeto e com outros tantos que nos acompanharam por algum tempo.

Um agradecimento especial as mulheres que abrilhantaram o bonde durante todo o tempo.

Aprendi muito nesses dias (principalmente a andar no meio do bonde) e espero poder participar das próximas edições.

Pelo resultado dessa edição penso que teremos vestibular para a próxima.

Um TFA e um beijo no coração de cada um.

E lembrem-se: O GADU seria muito mesquinho se nos desse o dom de sonhar e não nos desse o poder de realizar os mesmos.

Edson Carlos FLESSAK

MCBDA - Facção de Francisco Beltrão PR - Coordenador 2013/2014

"se for andar de carro CUIDADO, se for de moto ME CONVIDE, estou gastando a herança dos meus filhos".

A imaginação e as dificuldades preparatórias para a viagem são uma constantes para quem vai pela primeira vez. A partir do momento que cai na estrada com aquele grupo com irmãos da ordem, porém poucos conhecidos, é que você cai na realidade de que, a irmandade encontrada nos bodes do asfalto é realmente algo fantástico. Você está isolado e ao mesmo tempo amparado por pessoas que cuidam de si e dos outros. A recepção dos irmãos por onde passamos foi algo realmente diferente, mas o que realmente me marcou, foi encontrar na cidade Ubiratã (PR) uma loja maçônica com aproximadamente 50 % do quadro de descendentes de japoneses. O inicio de uma amizade, além da irmandade, foi o ponto alto do passeio. Pessoas que jamais você imaginaria encontrar mostraram-se acolhedores e de coração aberto a também aumentar o seu circulo amizade. Pena não ter começado antes. Para quem não fez o Abraçando o Paraná, pensando nas dificuldades da viagem só dizer que o irmão não sabe o que está perdendo.
Sérgio Katsuo Iwamoto

Boa Noite a Todos os IIr.’., aguardei o encerramento do 4 Abraçando o Paraná, para fazer um agradecimento a todos.

Lógico primeiro ao GADU, que nos proporcionou uma viagem tranqüila e maravilhosa.

Ao grande IR.’. MAÇANEIRO, idealizador do projeto, que nos liderou com sua perfeita organização e sabedoria, mantendo-nos no horário e na programação que acredito não poderia ser melhor, que sem sua participação e liderança,  esta viagem seria impossível.

Aos IIr.’. MARNE, PAULO GAIDA E GABARDO, sempre por últimos, com suas “pequenas motos”, nos proporcionando tranqüilidade e segurança, mais preocupados com a gente do que aproveitar a viagem, pois  cada um que parava, lá estavam eles, ajudando e dando apoio, não nos deixando afastar do bonde.

Peço permissão ao casal, ERBT e SARA,  o PAIZÃO e a MÃEZONA, este foi o comportamento dos dois, sempre atenciosos e preocupados com os outros, principalmente comigo, que em nome deles possa agradecer a todos os outros IIr.’. e mais as duas Cunhadas do grupo principal e todos os outros que participaram mesmo do menor trajeto, pois me proporcionaram uma experiência inexplicável, viajar de moto já é uma delicia, com essa FAMÍLIA é maravilhoso. Aos que nos recepcionaram em suas Cidades sempre muito calorosos, atenciosos e preocupados em nos acolher com o melhor conforto, em LOJAS e FACÇÕES, nos recebendo sempre com um grande sorriso um belo abraço.

Muito, muito, muito OBRIGADO mesmo a todos.

Fiz 1.920 Km, cinco dias no bonde, 14 cidades no trajeto oficial, mais um dia e uma cidade solo, ao chegar em casa foi questionado, “ daí matou a vontade”, com toda certeza respondi, NÃO, pois esta experiência só aumentou minha vontade de estar cada vez mais na estrada com os IIr.’..

Obrigado também aos IIr.’. de Curitiba que com certeza emanaram bons fluidos a todos os viajantes.

Já aguardando e me preparando para o próximo, este projeto ao contrario que muitos pensam, não é cansativo, desgastante e nem caro, é sim um remédio para o corpo a alma e o espírito, que realmente me transformou por tudo que passei nesses dias.

“E isso não tem preço.”

Carlos Alberto.'.

Bodes do Asfalto – Curitiba.

Prezados e Queridos Irmãos,

Quando decidi participar deste evento com 9 dias de duração fiquei um pouco temeroso por ser muito longo, mas a realidade foi outra o tempo passou muito rápido, até demais, conhecemos muitos irmãos e cidades que nunca tinha sequer passado por perto, e o mais importante aprendi ou aprendemos a conviver como uma equipe onde respeitamos as individualidades de cada um. Foi uma experiência incrível.

Muito obrigado a todos os irmãos que foram companheiros de viagem/passeio e em especial ao Ir. Maçaneiro por ter a vontade, dedicação e coragem de envergar esta empreitada.

Ir. Jerônimo SPADÃO

Pela terceira vez participei juntamente com a Sara, do Abraçando o Paraná, e posso afirmar com toda certeza que essa quarta edição foi a melhor de todas. Organização perfeita, recepções calorosas, interação com os três estados vizinhos e uma egrégora fantástica. Podemos afirmar que nossos "Abraçando o Paraná", é uma cruzada que percorre esse nosso Estado, como arautos  da fraternidade e como mensageiros da paz no transito.  Cada lugar que chegamos, cada pessoa que abraçamos, arrochamos cada vez mais os laços de amizade que nos unem como verdadeiros irmãos. Essas e outras razões me levam a concluir que o aporte de recursos que disponibilizamos para participar do Abraçando, não pode ser considerado gastos, mas sim investimento. Todo investimento espera retorno lucrativo. Com absoluta certeza lucramos demais pois é o maior período onde podemos vivenciar as duas razões que nos levam participar do MCBDA: amor pelo motociclismo e pela Maçonaria. Lucramos quando recebemos o sorriso e o abraço apertado de um irmão que nos acolhe, que festeja a nossa chegada. Lucramos com o aceno de pessoas que se alegram com a nossa passagem, com o piscar dos faróis de veículos que vem em sentido contrario, buzinando e nos acenando, nos dando a certeza que eles tem moto e estão morrendo de inveja por não estar participando do nosso bonde. O retorno que temos em presenciar belas paisagens, sentir o cheiro da estrada, de integrar a natureza sentindo o sol, o vento, a chuva e o frio, é o capital que adicionamos na nossa vida que nem o tempo vai nos tirar.  A amizade que fica entre os abraçaneiros, é algo que perdura para sempre, pois nos proporciona conhecer irmãos e cunhadas que talvez a vida não nos daria outra oportunidade para convivermos 9 dias de muitas alegrias. A vocês que participaram guardo um lugarzinho especial no meu coração. Maçaneiro, quando você nasceu Deus disse aos anjos "esse é o cara".  Oro todos os dias para que o GADU, lhes abençoe e nos conceda outras oportunidades para estarmos juntos. Aos irmãos que nos receberam de braços abertos, com sorriso festivo, que nos trataram como hospedes de honra, não posso dar nada em troca a não ser meu simples muito obrigado e meu sincero agradecimento. Peço que Deus me dê saúde e que me oportunize participar de outros Abraçando, ao lado da melhor garupa do mundo, minha querida companheira Sara. Quero dizer a quem ainda não participou:  você não sabe o que está perdendo.

Erbt - Curitiba

Olá manos,

Quando iniciamos esta viagem não imaginava que realmente o termo "abraçando" seria tão amplo e gratificante. Na verdade o abraço concretizou-se! Irmãos, cunhadas, amigos e simpatizantes que se abraçaram em uma grande família. Foram dias de alegria plena, confraternizações e novos conhecimentos. Sempre amparado por todos os anjos que, juntos aceleravam comigo, só posso dizer que este evento possibilitou conhecer e querer conhecer ainda mais estas pessoas incríveis. Quanto ao cenário de tudo isso acrescento que não tive oportunidade melhor de ver um Paraná e Estados vizinhos de forma tão bela. O tempo ajudou, mas não era essa a preocupação, o GADU foi providencial em tudo! Para quem têm vontade de participar de uma próxima edição não tenha dúvida: vá e se puder vou acompanhá-lo. Obrigado a todos, mano Maçaneiro permaneça firme em seus projetos!

Moto Abraços
Generoso (NecoRosa)

Bodes do Asfalto - Facção Curitiba

Irmãos, Cunhadas e Amigos!

Foi um grande prazer poder conviver com vocês, por 9 dias, 3.000 km, 33 cidades, 8 hotéis, 9 cafés da manhã, 9 almoços, 9 jantas e uns 15 cafés coloniais ( hehehe ).

Sinto-me lisonjeado de poder organizar esse evento que fez e faz história no meio motociclístico e maçônico por onde passou nesse 4º e nos outros "Abraçando o Paraná".

Já disseram que a gente só cresce relacionando-se com outras pessoas. Então, crescemos muito nesses poucos dias pois interagimos com centenas de pessoas por todos os lugares pelos quais passamos.

Não tem preço a alegria da criança que nos viu passar e sonhou ser um de nós, um dia. A "inveja boa" das pessoas que gostariam de estar em nosso lugar, circulando por este belo Estado do Paraná.

Que DEUS nos dê saúde, vida longa e disposição para repetirmos este feito por muitos e muitos anos.

Obrigado à todos!

Ir.´. Maçaneiro - Curitiba - PR

Um vídeo, síntese do encerramento do 4º Abraçando o Paraná, na cidade de Ponta Grossa-PR: